Quem somos

Um grupo de amigos e ex-alunos do professor Erich Blaich decidiu produzir este livro para democratizar o acesso a estas pinturas e desenhos tão bonitos e importantes para o público brasileiro e internacional. Nossa iniciativa foi motivada pelo grande carinho e admiração que sentimos por este mestre e pelo desejo que outros círculos de pessoas também possam aprender e usufruir destas riquezas guardadas em baús empoeirados e casas particulares.

Muitos são nossos parceiros ocultos. Pessoas que dão dicas, abrem caminhos e contribuem de alguma maneira para este livro chegar as livrarias. Outros estão diretamente trabalhando na confecção física do projeto. Entre eles está:

Julia Andrade:
Pesquisadora e produtora executiva
Ex-aluna de Erich Blaich no final da década de 80. Pesquisa, há mais de três anos, a biografia do professor. Co-autora do texto do livro é a produtora executiva do projeto Geógrafa, foi também professora por sete anos na Escola Waldorf de São Paulo e hoje leciona na Universidade de Santo Amaro. Fez seu mestrado na Universidade de São Paulo estudando a geografia das políticas culturais brasileiras e as leis de incentivos à cultura. Doutoranda em planejamento urbano.
Contato: julia.andrade@terra.com.br

Maurício Cardoso:
Historiador e pesquisador
Historiador e co-autor do texto biográfico de Erich Blaich. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo onde estudou o cineasta brasileiro Leon Hirzsman. Pesquisador da área de história e cinema, atualmente realiza um doutorado sobre as concepções históricas de Glauber Rocha Professor da Faculdade de Guarulhos e da Escola de formação de atores Studio Fátima Toledo. É também coordenador pedagógico da associação cultural EDUCINE
Contato: mauricio@educine.org.br

Edith Asbeck:
Edith Asbeck traduziu do alemão um diário que Erich Blaich fez para a família e tem ajudado muito nos textos.

Mauro Holanda:
Fotógrafo
Mauro foi aluno de Erich Blaich durante todo o ensino fundamental. Formou-se na ECA - USP e tem fotografado as obras desde meados de 2004. A maior parte das fotos apresentadas neste site são de sua autoria.
Contato: mauro@mauroholanda.com.br

Míriam Isabel Cenamo Salles:
Míriam foi aluna de Erich Blaich durante todo o ensino fundamental. Trabalha com internet nas áreas de webdesign e hospedagem há alguns anos e tem colaborado com Mauro Holanda no trabalho de fotografar as obras. Desenhou e mantém este site utilizando o material fornecido por Julia Andrade.
Contato: miriam@albacora.com.br

Tinka Reichmann:
Revisora e Tradutora
Estudou no colégio bilíngüe Colégio Visconde de Porto Seguro em São Paulo e formou-se como secretária trilíngüe (alemão, inglês, português) no Colégio Humboldt Fez curso superior de tradução na Universidade de Heidelberg, Alemanha (alemão, inglês e português). e na Universidade do Sarre, Alemanha (alemão, inglês, francês e português), especialização em tradução jurídica. Tradutora juramentada perante o Tribunal Regional de Saarbruecken (Alemanha) e o Tribunal Superior de Sarreguemines (França). Experiência profissional como tradutora desde 1993 e como docente de tradução no Leitorado do Instituto Camões na Universidade do Sarre desde 2004.Doutorado em lingüística aplicada e tradutologia na Cátedra de Tradutologia de Línguas Românicas (orientação: professor doutor Alberto Gil) na Universidade do Sarre em andamento. Fará a tradução para o alemão e a revisão do texto final em português.

Vera D'Horta:
Crítica de arte e curadora
Doutora em História da Arte pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia, pela FFLCH-USP. Bacharel em Jornalismo, Escola de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalha no Museu Lasar Segall onde é responsável pelo Setor de Pesquisa em História da Arte desde 1984. Foi responsável pelo arquivo histórico da Fundação Bienal de São Paulo e é, desde 1972, crítica e curadora independente, coordenadora editorial, com diversos livros e artigos publicados, palestras proferidas e comunicações em Congressos. Escreverá sobre a obra de Erich Blaich e auxiliará na curadoria do livro.
Contato: vd.horta@terra.com.br

Vera Albuquerque:
Fotógrafa
Iniciou sua vida profissional em 1978 e é especialista em reproduções de obras de arte além de desenvolver trabalhos autorais. Desde 1992 é coordenadora do Setor de fotografia do Museu Lasar Segall -SP. Ministra cursos de linguagem fotográfica na Imã FotoGaleria e exercer a função de curadora das exposições desta galeria. Ganhou o. Prêmio Aquisição na I Trienal no MAM de São Paulo. Possui diversas publicações como São Paulo: visão dos nipo - brasileiros. Ed. MLS/IPHAN/1999, O olho da consciência - Juízos críticos e obras desajuizadas. EDUSP, Ediciones Banco Velox de Buenos Aires: Coleção Artistas do Mercosul: Lasar Segall, Inacio Nuñez Soler, Pintura Latino-americana, Pintura Uruguaya e Pintura do Mercosul.2001, Raphael Galvez-Pintor, escultor e desenhista. Editora Momesso/2000, Livro Brasil 500 Pássaros/2002 entre outros. Está fotografando as obras e Erich Blaich desde 2003.
Contato: veraalbu@hotmail.com